quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Continuação do Projeto: Uma Viagem Afro-Brasileira

    No dia 12/11/2012 as professoras Nancy e Irene transformaram a sala de aula em um " salão de beleza" para fazer penteados afros em todas as meninas da turma do 1° Ano Vespertino.
    Os penteados foram executados pelas professoras: Irene Menezes, Elza Dias e a cabelereira Rômula Araújo Ramos.





    Entre os trabalhos realizados naquela tarde de pura beleza, alegria e criatividade houve o reconto da história: "Betina da autora: Nilma Lino Gomes- história essa utilizada como referência para produção do salão de beleza na sala de aula.


    Após a execução dos penteados as meninas participaram do desfile utilizando uma das vestimentas africanas- KANGA.














    E para finalizar foram apresentadas algumas coreografias com as músicas: Askari ( música infantil tradicionalmente africana-Tanzânia). As Três Raças-Clara Nunes e Você é Especial de Aline Barros. Nesse momento os meninos também participaram usando trajes de capoeira.









Veja Outros Flashes:














Projeto: "Uma Viagem Afro-Brasileira"

     Quem disse que não entendo de medidas ? 

     Após ouvir e discutir a letra da música: "Você é Especial" com a cantora Aline Barros- um dos trabalhos desenvolvidos foi no sentido de reforçar os conhecimentos sobre os instrumentos utilizados para medir o peso e altura, bem como entender a importância e utilização dessas medidas em nosso dia a dia.
    Foi realizada uma visita ao Posto de Saúde Municipal, localizado nas mediações da escola e as professoras Nancy e Irene juntamente com as turmas do 1° Ano vespertino foram atendidas pela Agente Comunitária de Saúde- Nadja Gomes dos Santos








    Além disso, as crianças aprenderam a jogar TSORO YEMATATU (ZIMBABUE)- um jogo de tabuleiro que além das regras e formato, possibilitou o reconhecimento de cores, formas geométricas, números pares e ímpares, lateralidade e noções de posição: vertical e horizontal.





Antes de brincar- TERRA-MAR (MOÇAMBIQUE)- as crianças conheceram através de texto as regras da brincadeira e as organizaram produzindo um texto instrucional.




Além da brincadeira acima citada foi realizado um trabalho com cantigas de roda: Escravo de Jó e Pai Francisco. Assim, aprendemos sobre a diversidade cultural e lúdica dos países africanos através desses jogos e brincadeiras populares do continente.

Veja Outras fotos: